Provérbios 8:22-26


Favor identificar a personagem chamada “sabedoria” em Provérbios 8:22-26.


Permitam-me compartilhar com você alguns dos meus pensamentos sobre essa passagem e suas implicações para a nossa compreensão da pessoa de Jesus.

1. A Origem da Sabedoria:A sabedoria é descrita como se fosse uma pessoa, e sua origem se encontra no próprio Deus: “O senhor me trouxe adiante como a primeira de suas obras” (verso 22). O verbo traduzido “trazer adiante” pode ser traduzido para o inglês como “adquiriu/concebeu/criou-me.” O significado básico do verbo Hebraico qanahparece ser “possuir” (Pv 4:5-7). Pode-se adquirir ou possuir algo de maneiras diferentes. Uma delas é através da geração (Gn 4:1). Em Provérbios o contexto parece sugerir a ideia de concepção. A frase “como a primeira de suas obras” pode ser traduzida “no início de seu caminho;” quando Deus começou a criar, a sabedoria já existia.

“Fui designada desde a eternidade” (verso 23). Um dos possíveis significados do verbo nasak é precisamente “designar” (Sl 2:6). Nesse caso, Deus designou a sabedoria desde a eternidade, antes que o mundo começasse, para alguma função específica. Não somos informados sobre a natureza dessa designação.

Também pode ser que a raiz verbal seja sakak, “tecer.” O salmista utilizou esse mesmo verbo para descrever o processo de gestação no ventre materno (Sl 139:13). Nesse caso, Provérbios 8:23 estaria descrevendo o processo eterno de gestação de sabedoria dentro do ser Divino. Estaria descrevendo metaforicamente os pensamentos divinos como assumindo formas diferentes, crescendo como um embrião dentro da mãe. A sabedoria é personificada em Provérbios, mas é fundamentalmente um atributo divino; ela pertence ao ser de Deus e está oculta dentro Dele.

No verso 24 – “Quando não havia oceanos eu fui dada à luz” – a sabedoria de Deus é descrita como vindo à existência através do nascimento, e contudo, ela sempre foi parte do ser de Deus. A linguagem empregada em toda esta passagem é altamente metafórica, mas a mensagem é clara: Antes de Deus iniciar Sua obra criativa, a sabedoria já era parte de Seu ser. Mas quando Deus começou a criar, a sabedoria nasceu no mundo; em outras palavras, tudo o que veio à existência foi concebido primeiramente na mente de Deus. A implicação é que através do poder de Deus a sabedoria tomou a forma concreta das realidades que observamos hoje. Portanto, quando exploramos o mundo natural, estamos analisando a sabedoria de Deus, porque essa sabedoria determinou não apenas a estrutura física do mundo criado, mas também suas funções.

2. Obtendo Sabedoria: (Pv 2:6). Permitam-me afastar um pouco da passagem para lidar com a questão de como a sabedoria é obtida. A fonte da sabedoria é sempre Deus: “Porque o senhor dá sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e entendimento” (Pv 2:6). Somos recipientes da verdadeira sabedoria quando refletimos sobre aquilo que vimos e experimentamos. Este tipo de sabedoria é precedido pelo “temor do senhor” (Pv 1:7). O temor do Senhor é a esfera na qual é possível obter sabedoria; é o reconhecimento de que Deus é o Criador e Redentor.

Uma vez que essa pressuposição foi aceita, os sábios saíram para obter sabedoria, usando basicamente os mesmos métodos que usamos hoje. Ele observaram, analisaram e tiraram conclusões (Pv 24:30-34). Eles usaram as habilidades racionais que Deus lhes deu para explorar a inteligibilidade do mundo criado. A natureza revelava a sabedoria e o poder de Deus.

 

3. Cristo e a Sabedoria:O Novo Testamento enfatiza o significado religioso da sabedoria referindo-se a Cristo como sabedoria. Paulo escreveu: “Cristo, o poder de Deus, e a sabedoria de Deus” (1Co 1:24). A sabedoria de Deus é agora revelada na pessoa e na obra de nosso Senhor. Sem Ele é impossível adquirir a verdadeira sabedoria. Isso não nega o valor e a necessidade de procurar continuamente a sabedoria de Deus no mundo criado, mas nos chama a fazê-lo com o entendimento de que a mais gloriosa revelação da sabedoria de Deus está agora localizada na encarnação, morte, ressurreição e mediação de nosso Senhor. A sabedoria divina está exclusivamente presente em uma Pessoa e não apenas nos objetos do mundo natural. Precisamos contemplar a sabedoria de Deus na pessoa de Cristo.


Fecha: 
4/11/02
Translation: